Neste projecto de pormenorização
da pintura, efectuei uma exploração de detalhe infinita de uma cor que gera
outras cores totalmente diferentes consoante a edição de imagem, seja o
positivo da cor , o negativo ou até o preto e branco trabalhado de maneira a
expelir toda a definição da imagem. As
Áreas da pintura que formam o projecto são a gravura, a monotipia, a fotografia
e a própria pintura. Dei ênfase à textura de cada técnica pictórica com o
objectivo de tornar visível a definição total da obra .
As matrizes e as imagens finais
fazem parte da própria obra , compondo uma composição de pormenores, que
desconstrói o significado de uma matriz, inserindo-a na peça/obra final. Assim
funciona com a fotografia, pois utilizo esta apenas como se fosse um meio (tal
como uma matriz) e não um objecto final para a realização das telas compostas.
Posto isto o projecto assume o seu processo, juntando todas as suas fases numa
peça final.
A partir de impressões de monotipias, e fazendo recurso a
técnicas de impressão onde o branco funciona como ausência de cor, resultam telas onde a cor 'branca' funciona
apenas como fundo e não como uma cor presente na impressão.
Este projecto esteve exposto em Évora entre 26 de Junho e 2
de Julho no Edifício da Antiga Estação Rodoviária de Évora.
por Gil Ferrão

0 comentários:
Enviar um comentário