sábado, 28 de outubro de 2017

Memória Descritiva



Neste projecto de pormenorização da pintura, efectuei uma exploração de detalhe infinita de uma cor que gera outras cores totalmente diferentes consoante a edição de imagem, seja o positivo da cor , o negativo ou até o preto e branco trabalhado de maneira a expelir toda a definição da imagem.  As Áreas da pintura que formam o projecto são a gravura, a monotipia, a fotografia e a própria pintura. Dei ênfase à textura de cada técnica pictórica com o objectivo de tornar visível a definição total da obra . 
As matrizes e as imagens finais fazem parte da própria obra , compondo uma composição de pormenores, que desconstrói o significado de uma matriz, inserindo-a na peça/obra final. Assim funciona com a fotografia, pois utilizo esta apenas como se fosse um meio (tal como uma matriz) e não um objecto final para a realização das telas compostas. Posto isto o projecto assume o seu processo, juntando todas as suas fases numa peça final.  
A partir de impressões de monotipias, e fazendo recurso a técnicas de impressão onde o branco funciona como ausência de cor,  resultam telas onde a cor 'branca' funciona apenas como fundo e não como uma cor presente na impressão. 
Este projecto esteve exposto em Évora entre 26 de Junho e 2 de Julho no Edifício da Antiga Estação Rodoviária de Évora.



Uma Didascália
por Gil Ferrão

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